Mariana N. C. Marco - CRP 06 95617

Entrevista de Emprego: interação e foco.

Por @mariana
entrevista de emprego

Entrevista de Emprego – Este é o momento de você se mostrar interessado, adequado, apto e profissional para a vaga. Interação e foco. Confira tudo neste post completo que preparei para vocês.

Uma vez que você foi selecionado para entrevista provavelmente a equipe de recrutamento já pensa algo sobre você…

Agora é o momento de você se mostrar interessado, adequado, apto e profissional para a vaga.

Já passamos daquela fase de pontos fortes e fracos…2021 e você precisa ter autoconhecimento suficiente para que suas respostas sejam capazes de demonstrar seus valores pessoais, sua trajetória profissional e seus motivos para estar ali, diante dos entrevistadores. Visto que, a entrevista de seleção é considerada um ponto crucial para a aprovação de um candidato, pois nessa interação é possível perceber como o individuo se comporta diante da pressão, do improviso e de questionamentos teóricos-técnicos.

Por isso, não existe “pulo do gato”. Não tem “o segredo do sucesso” ou “a fórmula secreta” ou “os sete passos para uma entrevista perfeita”. Então, para que você tenha um bom resultado, treine sua postura e desenvolvimento numa interação. Imagine que, a partir de agora, será somente entre você e as pessoas que estão representando a empresa.

A interação na entrevista é como uma dança: entrevistador(a) conduz e entrevistado(a) é conduzido.

Entretanto – ATENÇÃ0 AQUI – você, como entrevistado(a) também precisa conhecer os passos. Então é valioso e inteligente da sua parte ter desenvoltura para falar sobre sua história profissional pontuando momentos relevantes de sua história de vida.

Entrevista de Emprego

Precisa de um exemplo?

Citar uma mudança de cidade ou saída da casa dos pais pode representar maturidade, independência e astúcia, se bem articulado com o conteúdo profissional que você está mencionando.

Nascimento de filhos, viagens internacionais ou a compra de um bem (casa ou carro) podem ser consideradas realizações pessoais.

Apenas certifique-se de que não soe pedante ou prepotente. Você pode falar sobre eventos familiares que correspondem aos seus valores e que te inspiraram na carreira, porém muito cuidado para não perder o foco do processo seletivo.

Por isso, lembre-se que se a entrevista é como uma dança, ficará esquisito você mudar os passos para forró, uma vez que o entrevistador te convidou para uma valsa!

Estude sobre a Empresa!!!

Repita comigo: ESTUDE SOBRE A EMPRESA/INSTITUIÇÃO/ORGANIZAÇÃO!

É de extrema importância que você conheça os valores, a missão e qual o modelo cultural de trabalho da empresa.

CONHEÇA O SEU PARCEIRO DE DANÇA!

Procure alinhar o seu discursos, suas respostas, com aquilo que a empresa costuma dizer em suas notas, sites, serviços, produtos e Relações Públicas.

Quer uma carta na manga? Então, pesquise também em sites como reclame aqui. Isso mesmo!! Analise como os consumidores tem visto a empresa que pretende te contratar.

Observe se existe algo que pode ser útil para a sua entrevista.

– NÃO PRECISA FALAR AO ENTREVISTADOR QUE VOCÊ LEU AS RECLAMAÇÕES!!! –

Obtenha essas informações para uso pessoal. Esteja A FRENTE com “ideias” inovadoras A FAVOR da empresa.

E, pelamordeDeus, não faça da entrevista uma inquisição!!!!

Nada de responder rapidamente com “sim” ou “não”.

Para isso, tenha uma postura fluida e INTERAJA.

Tenha em mente as perguntas sobre os temas que você também tem interesse em saber. Lembre-se que você tem a liberdade de negar algum trabalho ou função caso isso não esteja compatível com o seu estilo de vida e tua forma de pensar.

Antes de ir para sua entrevista, tenha claro quais são os trabalhos que você aceita e quais são aqueles que você rejeita.

Vista-se de acordo com a ocasião:

Peças sociais e neutras são boas escolhas e permitem que você seja o centro das atenções. Dê atenção a higiene (hálito, unhas e cabelos limpas e odores corporais), a pontualidade e a gentileza durante todo o trajeto, desde a portaria/recepção.

Policie-se com relação ao vocabulário, evitando gírias e vícios de linguagem (aahmmm…. éééé….).

Assim, bom humor é sempre bem vindo, já a palhaçada ou piadas politicamente incorretas destoam do ambiente profissional.

PÁRA TUDO!!!!!!! E SE A ENTREVISTA FOR ONLINE?????

Meu querido e minha querida candidata, nada muda!!!!

A não ser que você deverá TESTAR seus equipamentos de áudio, vídeo e conexão com a internet com antecedência.

Com isso, caso divida a residência com outras pessoas, avise que estará em processo seletivo, que precisa de silêncio e não poderá ser interrompido(a).

Assim, presencial ou virtual a entrevista tem como principal objetivo conhecer um pouco mais daquela pessoa que muito bem se apresentou pelo currículo! (Entenda como preparar um ótimo Currículo aqui!)

Então eu desejo que você esteja, a partir de agora, munido de muita confiança para sua próxima interação de sucesso!

Escreve aqui para mim nos comentários qual sua maior dificuldade/medo nas entrevistas de emprego! 

Me siga no Instagram @marianamarco . Dicas diárias sobre escolhas profissionais.

Compartilhe com seus colegas, eles vão gostar!