Mariana N. C. Marco - CRP 06 95617

Dúvidas sobre Currículo?

Por @mariana
Dúvidas sobre Currículo

Um currículo excelente será produzido conforme o profissional compreende que o CV é um arquivo que descreve a sua trajetória, apresenta seu posicionamento e habilidades chaves. Você tem dúvidas sobre o currículo? Confira aqui algumas orientações importantes.

Com muita sinceridade começo este post dizendo que eu não gosto de falar sobre currículo e entrevista de emprego.

Motivos? Além de achar um tema super manjado, penso que não é possível que um bom currículo seja feito by the book, ao contrário, um currículo excelente será produzido conforme o profissional compreende que o CV é um arquivo que descreve a sua trajetória, apresenta seu posicionamento e habilidades chaves.

Entretanto, também sei que para muitos é esse passo-a-passo que dá um norte, um ponta pé e confere senso de segurança para quem está desesperançoso.

Então, vamos lá: abaixo aspectos de um bom currículo e alguns apontamentos para que você se prepare para uma entrevista de seleção.

Antes que você abra um arquivo para começar a digitar o seu currículo faça uma pergunta a si mesmo: Qual é o meu objetivo com o currículo?

Se você responder “conseguir um emprego e ter um salário…” – volte duas casas.

Em primeiro lugar você precisa ter claro qual o seu objetivo. Qual a vaga pretendida? Como você quer ser visto pelos recrutadores dessa vaga? O que é mais importante sobre você que deve ser mostrado?

Assim, em seguida, inicie sua apresentação. Nome completo, dados pessoais, endereço, telefone e e-mail para contato. Procure ter um e-mail profissional que faça referência a quem você é. Nada de “loirona97@bol.com.br”.

Existem alguns consensos sobre a preparação de um currículo, porém o que mais importa é conhecer a empresa que pretende concorrer e fazê-lo baseado nas exigências da corporação.

Estude um pouco sobre a cultura empresarial, nos estilos de contratação e seja estratégico para ter uma comunicação direcionada para a vaga aspirada. Existem funções onde um portfólio e uma carta de apresentação somadas a um CV tradicional com as suas qualificações profissionais e formações acadêmicas é o combo ideal.

Enquanto que, em outros cargos a quantidade de material pode soar pedante e cansativo. Mais uma vez, lembre-se: qual é o seu objetivo?

duvidas sobre curriculo

De modo lógico:

  • APRESENTAÇÃO
  • PESSOAL
  • OBJETIVO / VAGA PRETENDIDA
  • FORMAÇÃO ACADÊMICA
  • EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS
  • CURSOS DE QUALIFICAÇÃO
  • INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Assim, ao datar a formação, a experiência e os cursos, o faça do mais recente para os mais antigos e ressalte descrições de projetos que trouxeram bons resultados, algo que você foi premiado ou experiências internacionais relevantes.

No caso de não possuir experiência, conte sobre suas habilidades, estágios e/ou atividades de voluntariado.

Ressaltando, que nas informações adicionais você pode incluir seus conhecimentos em outras línguas, recursos digitais e algo que seja atrativo para a vaga que está sendo ofertada.

Por isso, no lugar de termos clichês como "ser proativo", "excelente com equipes" e "mindset voltado para resultados", dê preferência para as descrições daquilo que você já executou

Caso não tenha ficado explícito:

SIM, VOCÊ VAI ELABORAR UM CURRÍCULO DIRECIONADO PARA CADA TIPO DE VAGA.

Dá trabalho, porém é mais eficaz! Você também pode manter atualizado CV digitais em sites de vagas e na rede social LinkedIn.

E, apesar de parecer óbvio, escreverei aqui para não ser negligente: jamais minta no seu currículo!!

Deixe aqui nos comentários qual sua maior dificuldade para fazer o seu currículo?

Me siga no Instagram @marianamarco . Dicas diárias sobre escolhas profissionais.

Compartilhe com seus colegas, eles vão gostar!