Os aplicativos de mensagem estão cada vez mais tecnológicos. Veja aqui 7 dicas para você usar o áudio e utilizar essa ferramenta para fins profissionais.
Não tem como sair ileso!!
Os aplicativos de mensagem estão cada vez mais tecnológicos incluindo milhares de recursos. Por isso, é claro que você pode reunir os seus familiares e trocar “memes”, vídeos e fotos. Entretanto, o principal uso dessa ferramenta se dá para fins profissionais independente da área que você atua.
Do comércio ao profissional liberal. Do mundo corporativo a grupo de professores. Todas as profissões, empreendedores, celetistas, concursados, líderes e colaboradores usam aplicativos para agilizar a comunicação. Logo, se essa ferramenta está tão presente, fica a pergunta:
Será que sabemos usar bem? Estaríamos cavando “nossa própria cova” quando mandamos áudios, figurinhas e outros recursos?
Por isso, veja estas sete dicas para usar o recurso de áudio nos aplicativos de mensagem sem arruinar a sua reputação profissional.
Isso mesmo!!! Nada de usar o áudio como principal meio de enviar mensagens. Dê preferência para registros escritos e use o áudio para reforçar ou complementar uma informação.
Digo isso porque o ato de enviar o áudio é de grande facilidade porém o de ouví-lo nem sempre é.
Muitas pessoas trabalham simultaneamente com outras ferramentas e escutar um áudio pode interromper uma linha de raciocínio ou até mesmo não ser passível de ser executado imediatamente.
Escreva “Olá encaminho um áudio com mais detalhes sobre aquele contrato que você me pediu.”
Só assim, desse modo, você respeita o seu ouvinte e também facilita a tomada de decisão sobre ele ouvir ou não a sua mensagem de áudio naquele momento.
Algumas informações não são urgentes e quando elas estão no arquivo de áudio o interlocutor não tem a menor ideia do que se trata até que ele escute.
Por isso, imagine só como ficaria a sua reputação se o áudio que você enviou incomodou e atrapalhou mais do que ajudou o seu contato profissional??
Eu imagino que você não queira ser visto como uma pessoa desagradável no aplicativo de mensagens.
Pense no conteúdo que você precisa gravar antes de fazê-lo! O tempo é valioso e não volta!! Áudios longo com pausas entre as informações perdem a qualidade da comunicação.
Com isso, muitas vezes aquilo que você levou dois minutos falando no áudio seria lido em 30 segundos numa mensagem escrita.
Evite ficar falando “ahm…”, “é….”, “então…”.
Entretanto, caso decida utilizar o áudio para incrementar a sua comunicação deve se passar de modo estratégico e eficaz.
Precisamos entender que, no universo profissional, todos recebemos e enviamos muitas informações. Por isso, o envio de muitos áudios seguidos faz desse recurso o seu principal meio de comunicação.
Assim, o envio de muitas mensagens seguidas pode dificultar o entendimento do conteúdo. As mensagens podem ficar fora de ordem e/ou não terem coesão.
Além disso, um profissional que envia muitos áudios seguidos para outro está dizendo que ele é a prioridade e que precisa ser ouvido independente da condição que o outro está no momento.
Mesmo que esses aplicativos sejam de mensagens instantâneas não temos controle sobre a vivência da pessoa do outro lado da tela.
Talvez ela esteja no volante ou numa reunião e o seu áudio ficará para segundo plano e talvez seja até esquecido.
E aja conforme a relação se estabeleceu. Mesmo que você fique completamente à vontade diante de um equipamento celular e grave áudios livremente com piadas, risos, brincadeiras, observe se essa atitude pode parecer – ou ser – invasão de intimidade.
O fato de termos o número de telefone dessas pessoas, não nos faz próximos até que a relação se construa assim. Por isso, dê preferência para áudios formais, evitando gírias e prolongando o tema além do necessário!
A espontaneidade é sempre bem-vinda, a invasão de intimidade – não!
Essa é uma das dicas mais importantes para você que envia áudios. Como é um recurso auxiliar o tom de voz faz toda diferença para que a comunicação seja mais empática e direcionada para o objetivo.
Algumas informações podem parecer frias quando escritas e ficam mais leves de serem entendidas quando adicionamos o nosso tom de voz.
Cuidado para não falar muito baixo ou rápido demais. Assim, para você ser compreendido é preciso um equilíbrio entre o volume a entonação e o ritmo da sua mensagem.
Não há nada mais desconfortável do que perceber que a outra pessoa não está atenta a comunicação está criando com você. Visto que, áudios com outros eventos concorrentes ao fundo indicam que você pode não estar dando a devida atenção a essa mensagem.
Por isso, é mais interessante você escrever que aquele não é o melhor momento para responder e perguntar se a pessoa pode esperar por um áudio em breve, do que sair gravando um áudio e respondendo outra pessoa ao mesmo tempo.
Gostou dessas 7 dicas para você usar o áudio?
Agora, me conte se você já viveu alguma dessas situações. Tem algum mau hábito com relação ao envio de mensagens??
Deixa o seu comentário e me siga no Instagram – @marianamarco – Dicas diárias sobre decisões e escolhas profissionais.