Um currículo excelente será produzido conforme o profissional compreende que o CV é um arquivo que descreve a sua trajetória, apresenta seu posicionamento e habilidades chaves. Você tem dúvidas sobre o currículo? Confira aqui algumas orientações importantes.
Com muita sinceridade começo este post dizendo que eu não gosto de falar sobre currículo e entrevista de emprego.
Motivos? Além de achar um tema super manjado, penso que não é possível que um bom currículo seja feito by the book, ao contrário, um currículo excelente será produzido conforme o profissional compreende que o CV é um arquivo que descreve a sua trajetória, apresenta seu posicionamento e habilidades chaves.
Entretanto, também sei que para muitos é esse passo-a-passo que dá um norte, um ponta pé e confere senso de segurança para quem está desesperançoso.
Antes que você abra um arquivo para começar a digitar o seu currículo faça uma pergunta a si mesmo: Qual é o meu objetivo com o currículo?
Se você responder “conseguir um emprego e ter um salário…” – volte duas casas.
Em primeiro lugar você precisa ter claro qual o seu objetivo. Qual a vaga pretendida? Como você quer ser visto pelos recrutadores dessa vaga? O que é mais importante sobre você que deve ser mostrado?
Assim, em seguida, inicie sua apresentação. Nome completo, dados pessoais, endereço, telefone e e-mail para contato. Procure ter um e-mail profissional que faça referência a quem você é. Nada de “loirona97@bol.com.br”.
Existem alguns consensos sobre a preparação de um currículo, porém o que mais importa é conhecer a empresa que pretende concorrer e fazê-lo baseado nas exigências da corporação.
Estude um pouco sobre a cultura empresarial, nos estilos de contratação e seja estratégico para ter uma comunicação direcionada para a vaga aspirada. Existem funções onde um portfólio e uma carta de apresentação somadas a um CV tradicional com as suas qualificações profissionais e formações acadêmicas é o combo ideal.
Enquanto que, em outros cargos a quantidade de material pode soar pedante e cansativo. Mais uma vez, lembre-se: qual é o seu objetivo?
De modo lógico:
Assim, ao datar a formação, a experiência e os cursos, o faça do mais recente para os mais antigos e ressalte descrições de projetos que trouxeram bons resultados, algo que você foi premiado ou experiências internacionais relevantes.
No caso de não possuir experiência, conte sobre suas habilidades, estágios e/ou atividades de voluntariado.
Ressaltando, que nas informações adicionais você pode incluir seus conhecimentos em outras línguas, recursos digitais e algo que seja atrativo para a vaga que está sendo ofertada.
Caso não tenha ficado explícito:
SIM, VOCÊ VAI ELABORAR UM CURRÍCULO DIRECIONADO PARA CADA TIPO DE VAGA.
Dá trabalho, porém é mais eficaz! Você também pode manter atualizado CV digitais em sites de vagas e na rede social LinkedIn.
E, apesar de parecer óbvio, escreverei aqui para não ser negligente: jamais minta no seu currículo!!
Deixe aqui nos comentários qual sua maior dificuldade para fazer o seu currículo?
Me siga no Instagram @marianamarco . Dicas diárias sobre escolhas profissionais.